terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comunicação integrada não reflete o ambiente corporativo


A comunicação integrada, com poucas exceções, ainda, não reflete o ambiente corporativo. 
Os funcionários respondem, em sua maioria, ao viés mecanicista que foca a obediência aos ditames da hierarquia dominante. Assim, anula-se a criatividade, incentiva-se a competição nada saudável entre os setores que compõem a comunicação empresarial (publicidade, marketing, relações públicas, assessoria de imprensa), ao invés, de valorizar uma equipe que se foca em torno de um objetivo uno e ubíquo.

Como separar a comunicação institucional (assessoria de imprensa, relações públicas) da mercadológica (publicidade, marketing) se ambas de forma direta ou indireta devem prezar pela divulgação dos produtos ou serviços, reputação e imagem do seu empregador ou assessorado, portanto pela consolidação e fidelização da marca?

Na comunicação empresarial fica claro que o sucesso desses profissionais e, principalmente, das empresas para as quais trabalham, depende de ações integradas, levadas a prática, e não, como discurso promocional que sempre foca aspectos como responsabilidade social e postura ética.

Na era do conhecimento fica cada vez mais difícil, principalmente, pela diversificação comunicacional, que proporciona uma nova forma de interação e de produção de conteúdos, a manipulação da opinião pública.

Amadurecer quanto ao planejamento estratégico, cuja ação foque a integração das diversas funções que constituem a comunicação empresarial, com uma postura ética e responsável com todos envolvidos, é uma das atitudes mais importantes àquela empresa que pretende, como principal objetivo, agregar valor e fidelizar a sua marca, o seu serviço ou produto.

Seria positivo, para oferecer produtos de ótima qualidade, valer-se da utilização de mão de obra escrava? Com certeza perderia muitos clientes que se importam com isso. Nos dias de hoje, as redes sociais influenciam e muito a opinião pública.

Enfim, a comunicação empresarial é fundamental dentro do quadro de uma empresa ou organização. É ela a responsável, se bem conduzida, pela construção da reputação e imagem positiva no que se refere aos diferentes stakeholders.

Ao trabalhar com a comunicação institucional temos que nos preocupar com tudo o que acontece no local de trabalho, com sua função social, não deve ser apenas um negócio.
Portanto, precisamos ter uma visão global que envolva todas as áreas e não apenas o seu interesse comercial.

Enfim, somos responsáveis por transmitir, se quisermos obter sucesso em nossas ações, as práticas de governança corporativa, principalmente, aquelas que se referem à sustentabilidade, aos públicos consumidores, colaboradores, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas e comunidade.

5 comentários:

  1. Tudo isso é verdade acrescentaria mais uma peça fundamental: comprometimento de cada uma destas peças que formam a comunicação integrada, sem ele é impossível funcionar ou ao menos existir a comunicação institucional de uma empresa. Tem que vestir a camisa mesmo, literalmente!!

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  2. Ricardo, neste momento de minha pesquisa, estou interessada no conceito de "reputação". Obrigada por indicar o artigo, deverá contribuir no conjunto da reflexão. Um abraço! Cíntia Dal Bello - http://www.cintiadalbello.blogspot.com

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  3. Destaco um aspecto importante citado no texto: a construção do discurso empresarial, que para ser verdadeiro, deve extrapolar a retórica e se traduzir em prática, em ação. Do contrário, a comunicação mercadológica vira item de perfumaria!

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  4. Fernado discordo. Ou seja, é item de perfumaria sim. Não sejamos ingenuos e também não precisamos vestir camisa é apenas trabalho. O discurso empresarial sempre será o de venda. O que podemos fazer é parecer oferta.

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  5. Concordo em gênero, número e grau!

    Vejo fundamentos de Endomarketing nas suas idéias.
    O tema de criatividade está muito em alta, e é ótimo fomentar esse tema, para sair do quadrado é necessário inovar.

    Como diz o Saul bekin: " O mkt promete e o endomarketing entrega."
    E como entrega? Através de uma comunicação empresarial onde os dizerez de "valores" se concretizem no dia-a-dia das empresas.

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