segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Felizmente se quebrou um tabu, mas não o preconceito

A superação do preconceito à homossexualidade vai muito além de uma simples quebra de padrão, como a vista na novela "Amor à vida".

Exiba foto.JPG na apresentação de slides
Para entendê-la é imprescindível o conhecimento de seu processo histórico e humanístico. A grande mídia manipula seu público, como o titereiro manipula marionetes. Pensando de forma laica, a homossexualidade passou a ser mal interpretada por questões econômicas e religiosas no inicio da era cristã. Antes disso, era vista com naturalidade. Tanto na Roma, como na Grécia antigas, a.C, relações amorosas entre pessoas do mesmo sexo eram naturais. Sendo assim, o preconceito foi criado pelo próprio homem. 



Pela visão cientifica ou darwiniana, acredito na seguinte premissa defendida por Richard Dawkins, criador do conceito do meme, que segundo ele é um código cultural que prevalece de acordo com a sua força de transmissão e assimilação dentro do organismo social. Dawkins, observa o processo de evolução cultural, assemelhando-o à teoria da evolução de Darwin: um meme seria como um gene, ou seja, sobrevive aquele que melhor se adapta ao meio. Assim, como o gene, ele mantém sua capacidade ou força de persuasão, até ser eliminado ou superado por um novo meme.



O meme do preconceito homossexual permanece forte dentro do organismo social, pois ainda é visto como transgressão da lei "natural" da humanidade.



Independente de dogmas, a visão de doutrinas e religiosos liberais que se mantém no limiar entre a razão e o credo, é bem interessante. 


Sugiro caso não acredite em religiões, ou seja agnóstico, que absorva a mensagem de forma metafísica. 


A homossexualidade faz parte da natureza. É uma manifestação natural e saudável da sexualidade humana, definida, na maioria das vezes, antes do nascimento. Contudo, pode também se manifestar na fase adolescente ou adulta de qualquer indivíduo, sem que isso seja um mal ou desvio, mas apenas mais uma forma da sexualidade a ser vivenciada.



A homossexualidade, em si mesma, não tem causa específica. Ela existe porque faz parte da natureza. Deus não criou apenas o macho e a fêmea heterossexuais, criou também o homossexual, o bissexual, o assexuado, o hermafrodita, etc. Tudo é natural e nada está errado. O importante são os valores, a cultura que se bem aproveitadas, levarão ao amadurecimento emocional, a evolução espiritual e ao progresso profissional e material. Ser homossexual é uma escolha do espírito. 



Os estudiosos descobriram que essa ideia de estar numa sexualidade invertida, em conflito com o corpo, não é tão verdadeira assim, cabendo apenas aos casos de transexuais. Muitos homossexuais superaram as  barreiras e adversidades, vencendo os próprios preconceitos, tendo a coragem de serem quem são.



Espero que resgatemos a experiência e a naturalidade da Grécia e Roma Antigas, onde lutadores e lideres que chefiavam exércitos eram gays e grandes HOMENS.

Um comentário:

  1. Excelente Ricardo. Acredito que todo o preconceito tem origem na falta de conhecimento intelectual e, principalmente, moral. Também acredito que todas as nossas escolhas são do espírito. Deus permite que façamos nossas escolhas, nos dando o livre-arbítrio. “Vós sois deuses” não quer dizer que devemos nos comportar como um Deus que julga e condena, mas que respeita as diferenças como condição para alcançarmos uma vida plena de paz e justiça.
    Apesar de ser colocado como um espetáculo – algo como “pão e circo”, também da Roma Antiga , ou – a exibição do beijo gay na novela pode ser um passo para a quebra de tabu, mas, realmente, o preconceito não vai acabar até que o Homem evolua moralmente, espiritualmente. Até que o Homem entenda também o significado da mensagem “conhecer a si mesmo” e se ocupar em combater os seus próprios defeitos, respeitando as próprias limitações.
    Não precisa ser religioso para acreditar que o certo é amar ao próximo como a si mesmo. Como disse Leandro Carnal, teólogo e ateu, em uma das suas participações no programa Café Filosófico, se o Homem olhar-se no espelho (na alma), ficará horrorizado com o que verá. Para compensar o próprio constrangimento com os poucos defeitos que conseguem enxergar em si mesmas, muitas pessoas apontam, julgam e sentenciam o outro. Avaliam caráter pela opção sexual, determinam que gays são incapazes de adotar uma criança, enquanto o abandono de bebês pelos pais está cada vez mais exposto nas mídias, e a notícia é dada assim: Pais heterossexuais matam filho.
    O beijo gay, o perdão do pai ao filho gay, tudo isso pode e deve até ser apreendido como uma metodologia para a reeducação do ser humano. Positivo, se ultrapassar a intenção. Mas, concordando com sua análise no artigo anterior, é evidente a estratégia focada em um público de interesse: os gays. Enquanto houver distorções de valores, acentuadas em propostas superficiais como a da novela, teremos passeata-gay (com hífen mesmo), casamento-gay, primeiro, segundo, terceiro beijo-gay na TV... como eventos espetaculares. Também espero uma transformação e acredito nela, porque o progresso moral é lei natural. Enquanto isso, parabéns pela abordagem crítica, pelo alerta. Abraço.

    ResponderExcluir