domingo, 18 de novembro de 2012
sábado, 17 de novembro de 2012
LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DESENVOLVIMENTO
A liberdade de expressão, seja ela originada na imprensa ou em qualquer segmento da sociedade deve ser preservada, já que nos encontramos em uma democracia.
A Revolução Industrial e as duas grandes guerras que se seguiram exerceram aparente e decisiva influência no surgimento e fortalecimento das demais formas contemporâneas de autoritarismo de Estado que através dos meios de comunicação, como o impresso, o cinema, o rádio e a televisão, atuou diretamente na formação cultural da humanidade (opinião pública mundial) de modo a alterar e deformar conceitos básicos sobre os valores e o significado da vida.
Portanto, as decisões sendo tomadas de forma unilateral, não são significativas no que diz respeito ao desenvolvimento das sociedades.
Não existe liberdade de expressão e desenvolvimento sem o debate ou troca de idéias.
É prejudicial que normas e leis de natureza social, politica e comercial sejam sancionadas sem o respaldo ou participação da sociedade que elegeu democraticamente seus representantes, sejam eles politicos das Assembléias Municipais, Estaduais, do Congresso nacional e Senado.
A tecnologia usada no aperfeiçoamento e ampliação da comunicação reclama uma atitude mais crítica . Ela passou a ser usada para alterar e deformar os conceitos de liberddade de expressão.
O significado e as consequências quanto as normas sancionadas são mistificadas quando chegam ao conhecimento da opinião pública.
Uma consequência direta desse fato é o disvirtuamento da linguagem, influência semântica produzida pelo Estado e a grande mídia, sendo praticamente impossível resgatar sua natureza, o projeto da norma ao ser sancionada.
A opinião pública pode não compreender claramente o real objetivo das normas . Por isso, ela deve ser conscientizada sobre o seu contexto e o conteúdo, além das consequências que elas gerarão se forem criadas ou alteradas em seus mecanismos naturais.
Não devemos atribuir ao Estado a exclusividade na tomada de decisões.
Para a realização plena de um desenvolvimento duradouro é imprescindível a liberdade de expressão, que necessita de um ambiente social sem preconceitos, moralismo laico ou religioso, do autoritarismo e dos interesses políticos e econômicos.
Segundo descreve Roberto Freire em seu livro "Ame e de Vexame", durante a ditadura militar, o compositor Caetano Veloso reagiu de forma irônica a campanha do governo militar "Brasil, ame-o ou deixe-o", durante as decadas de 60 e 70, dirigidas contra aqueles que contestavam e enfrentavam a ditadura implantada no país. Nas palavras de Caetano "Brasil, o seu amor, ame-o e deixe-o ir onde quiser".
Para Freire, ir onde quiser, foi entendido como síntese, podendo o verbo ir significar opções de caminhos aos mais variados sentidos: o que fazer da própria vida, do corpo, do potencial criador e produtivo, da compreensão ideológica e ética e do comportamento filosófico e político. Resume, dessa forma, o conceito amplo e irrrestrito de liberdade de expressão.
Para salvaguardar a liberdade, e em consequência dela o desenvolvimento, é necesssária a cobrança das mais diversas organizações, para que seja considerado o direito individual e coletivo.
Referências:
FREIRE, Roberto. Ame e de Ve xame. Editora Guanabara. RJ. 1990
Ricardo Bressan
Assinar:
Postagens (Atom)