"VERDADE ABSOLUTA" é uma comodidade muito rara e perigosa no contexto do jornalismo profissional." Hunter S. Thompson
Identificar-se como jornalista altera ainda mais a realidade dos fatos, ou melhor, dificulta uma maior proximidade com a VERDADEIRA realidade dos fatos, segundo o "jornalismo gonzo", estilo concebido e defendido pelo falecido jornalista Hunter S. Thompson.
Fui a uma excursão de bugs e quadriciclos à região de Cumayasa, que fica entre as cidades de San Pedro de Macorís e La Romana, na República Dominicana, e vi como funciona a metafísica e a filosofia capital - nenhuma novidade: o óbvio - que resume a essência egoísta da humanidade: turistas fascinados pela paisagem exótica da falácia capitalista.
Acompanhado de uma mínima lucidez, percebia-se a devastação das plantações executadas por retroescavadeiras, em detrimento da agricultura familiar, que sustentava aquela comunidade.
O "trabalho eficaz" do Grupo Piñero, presente em diversos países de língua espanhola, aqui na região, executa essa destruição para a construção de redes hoteleiras e condomínios.
A barbárie perpetrada pelas industriais e pelo agronegócio por meio das construções de mensagens e discursos mercadológicos consolidam o condicionamento, a cegueira, a falta de alteridade e de altruísmo dos indivíduos.
Conversei com Jocelyn, 23, guia do passeio. Ele me disse que a maioria desse povo ficou sem condições de trabalho por não conhecer outras línguas, indispensáveis para interagir com os turistas.
Enfim, a economia da República Dominicana depende, quase exclusivamente, da produção e exportação de açúcar entregue nas mãos dos latifundiários. Além da cana, também cultivam café, algodão, banana, abacaxi, fumo, arroz, feijão, coco, cacau, mandioca, milho e tabaco, o resto está entregue nas mãos dos cartéis: construtoras e redes hoteleiras. #alteridade #altruismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário