terça-feira, 2 de agosto de 2011

Comunicação para a sustentabilidade


O Brasil é considerado ambientalmente responsável quando se trata de reciclagem (71% das latas de alumínio, 35% das embalagens de vidro, 38% do papel e papelão, entre outros resíduos são reciclados), porém, tal resultado, torna-se inócuo, pois o objetivo é diminuir o lixo e não replicá-lo para ser eliminado. Não justifica que organizações e seres humanos, os quais as constituem, continuem gerando mais resíduos que permanecem degradando o ambiente para além das estatísticas.

Muitos comunicadores, por inocência e desinformação, ou por interesses escusos, têm informado de forma duvidosa sobre o consumo consciente.

Aqueles que, realmente, se preocupam com o futuro do planeta e estão bem informados, quanto às conseqüências catastróficas para as gerações futuras, cabem informar e desmistificar. As mensagens que emitem, por mais imparciais que sejam, carregam, implicitamente, uma conotação ideológica e defensora de interesses ególatras do empresariado e assessores, responsáveis pela propagação da informação.

Como seres humanos, consumidores e comunicadores responsáveis e preocupados com o futuro das novas gerações, temos como responsabilidade desenvolver canais de comunicação que efetivamente cumpram com sua finalidade, emitir mensagens que tratem dos fatos, do consumo consciente ou da sustentabilidade como um todo, tratando de sua complexidade.

Fica evidente, por muitas vezes, que a informação é emitida com objetivo de mascarar a verdade, através de um discurso vertical e simplista que resume a sustentabilidade através de exposições numéricas, no caso da reciclagem de latas e papelão, simplificando, o que realmente está por trás dessa estatística “positiva”.






Comunicação interna: missão compartilhada


Casa da Comunicação » redes informais

Feira ABTA 2011, o maior encontro de debates e negócios sobre mídia e comunicação digital da América Latina


Feira - ABTA 2011: "O maior encontro de debates e negócios sobre mídia e comunicação digital da América Latina"

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: Facebook lança guia para empresas

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: Facebook lança guia para empresas