sábado, 22 de junho de 2013

Continuemos as manifestações, não somos massa de manobra

O discurso da presidente Dilma foi vazio e artificial, muito mal elaborado pelos seus gestores de crise ou comunicação. 

Esteticamente, conforme dito por Fernando Rodriguez, do UOL Noticiasfoi uma gravação realizada da forma mais conservadora possível. Em frente a um fundo de madeira, ela usando um blazer de tom amarelo, lendo no teleprompter”.
Importar médicos, royalties do petróleo para educação, preço justo nos transportes públicos?  Reuniões com lideranças do movimento, com governadores de todo o Brasil?   

Não duvido que a presidente cumpra com os compromissos que assumiu, mas não podem servir  a medidas pontuais, somente para neutralizar a crise e se mostrar como um governo que ouviu a voz da nação e  fez valer a democracia participativa. 

Como qualquer organização, a pública tem como obrigação prestar serviços de qualidade a seus públicos de interesse, no caso com todos aqueles que fazem parte do organismo social. Devemos  pagar impostos para que tenhamos serviços de qualidade a nossa disposição e não o  inchamento deles para suprir o hedonismo ou corrupção do poder público . 

Taxas de impostos exorbitantes para empresas e cidadãos são o que realmente inibem o desenvolvimento econômico e social. Empresários deixam de pagar salários e  benefícios justos aos seus colaboradores, pois essas medidas coíbem a mais valia, que é a razão de existir das organizações privadas, por mais solícitos que sejam às reivindicações de seus colaboradores e públicos de interesse.  

Não nos acomodemos  e nos iludamos caso as reivindicações sejam cumpridas. 
A constituição cidadã é a missão do poder público. No entanto visão nunca existiu. Ela deveria estar focada na consolidação da missão. 
Para conquistar a credibilidade junto à sociedade brasileira o governo precisa demonstrar que tem identidade, o que deve ser, e, não, o que demonstra ser, através da imagem que, no caso de nossa presidente, não passou transparência a sua nação.


O Discurso da presidente Dilma foi um dos assuntos mais discutidos no Twitter. A hashtag #CalaABocaDilma  atingiu o topo do Trending Topics Mundial, entre  os assuntos mais comentados da rede.
Segundo artigo de Marcelo Nakagawa do Estadão  “Quando uma organização tem uma missão, um propósito para existir, fica muito mais fácil definir a visão de futuro e a estratégia para atingir este resultado. Uma missão clara permite a definição de objetivos, indicadores e metas. E não é que os objetivos já estão previstos na Constituição?”


Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:


I)    Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II) Garantir o desenvolvimento nacional;
III) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação


Consolidemos a democracia participativa e reivindiquemos a missão da Constituição Cidadã que nunca saiu do papel. Chega de democracia de aparência. Não é o caso de revogar a constituição, mas fazer valer o que ela propõe. Mas façamos isso de forma estratégica e organizada: com valores, missão, visão e lideranças muito bem definidas. Façamos valer nossos direitos democráticos com inteligência sem violência e depredação.