segunda-feira, 11 de março de 2013

A era da comoditização informacional


O planeta funciona como um sistema fechado, mas recebe radiações e a forma de suportá-las é finita. 

A capacidade de absorção de CO2 e resíduos sólidos é limitada. 

Como o meio ambiente, as organizações não devem ter concepções deterministas levadas por práticas mecanicistas e burocratizadas que não levam em conta os pilares ambientais e sociais que a médio e a longo prazo são as únicas formas de sustentar a estrutura e a estratégia organizacional. 

A identidade visual não é um mero trabalho artístico. Ela deve entronizar os valores, ética, missão e visão corporativa. Por isso, o motivo de se conhecer a cultura institucional antes de qualquer processo criativo que envolva a imagem. O grande equívoco das organizações é a comunicação mercadológica desconectada da institucional que agrega valor a marca e valoriza suas qualidades intangíveis humanizando produtos e serviços.

Quais são  os valores que os públicos de interesse esperam das organizações?

Estamos evoluindo para um processo  de descentralização, da comoditização das informações,  que condiciona, e não determina, o comportamento e maneira de agir  da sociedade que incluem Estado, empresas e pessoas. É uma nova estrutura que a era do conhecimento  nos leva a aceitar,  ou ficaremos à deriva.