domingo, 1 de março de 2020

Podemos considerar Bolsonaro e Hitler como figuras análogas?

A comparação que vem sendo feita entre Hitler e Bolsonaro, e que se transformou em meme nas redes sociais, não é um exagero, sátira ou hiperbolização da esquerda, e sim uma comparação adequada. 
O primeiro mesmo que tenha sido muito mais insano, pelo crime que cometeu contra a humanidade, e com toda sua insanidade, não era tão inculto e destituído de inteligência como o segundo. Mesmo com  a diferença, não podemos deixar de considerar alguma semelhança nos discursos desses “lideres” atrozes, que não é mera coincidência, como a destacada abaixo:

“Hoje, os cristãos estão à frente deste país. Prometo que nunca me ligarei a partidos que querem destruir o Cristianismo. Queremos reencher nossa cultura de espirito cristão. Queremos queimar todos os recentes desenvolvimentos imorais na literatura, teatro e imprensa, enfim, queremos queimar o veneno da imoralidade que surgiu em nossa vida e cultura pela abundância liberal do passado.” Adolf Hitler (The Speeches of Adolf Hitler, April 1922 - August 1939. Oxford University Press.)


Para mim, quem continua defendendo uma figura psicótica, como foi a do regime nazista, está sendo complacente com o fascismo, e com a possível instauração de uma ditadura. 

Visualização da imagemVisualização da imagem