sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sejam bem vindos a ditadura corporativa

O autoritarismo, a censura e a arrogância permanecem vigentes no ambiente corporativo, mesmo com todas as evoluções no que tange o conhecimento e  a tecnologia .
Os canais de comunicação empresarial (house-organ, newsletter, jornal mural, intranet, extranet, releases) apesar de estarem ligados aos interesses da organização, não necessitam difundir uma imagem falaciosa sobre o comprometimento da empresa com seus públicos de interesse.

Uma gestão não comprometida com uma posição sustentável, portanto, ética e preocupada com a saudabilidade das relações com seus stakeholders,  não deveria se preocupar com a comunicação empresarial.  Sem essas premissas básicas ela não tem o porquê de existir.

Os meios de comunicação  tradicionais, pelo menos na teoria, devem se comprometer com a sociedade, a cidadania, o interesse público, portanto, com a imparcialidade e a divergência de opiniões, já os canais de comunicação institucional estão ligados a empresa e a seus interesses.

No entanto, não precisam ser arrogantes, prepotentes e parciais. No ambiente corporativo as divergências e o debate saudável entre seus colaboradores podem levar a grandes soluções. 

Os canais de comunicação que implantam  ditaduras,  censurando conteúdos que não condizem ou contradizem a visão da presidência e diretoria, acabam  se tornando elementos que atrasam a maturidade empresarial.

A diferença entre os meios tradicionais e os corporativos é que neste a parcialidade é descarada. Portanto, as intenções do produtor são mais facilmente percebidas pelo receptor, quanto nos tradicionais, a ideologia do emissor é implícita no significado da mensagem. Porém, os atributos do jornalismo podem ser aplicados ao institucional, desde que comprometidos com uma gestão democrática e ética.  

As mídias  digitais são mais dinâmicas, com custos baixos para edição e segmentação de notícias,  e o mais importante, são interativas.

A inteligência organizacional está no uso estratégico desses canais de forma que possam gerar feedbacks e diagnósticos para um melhor planejamento e execução de ações futuras.

Nos dias de hoje, fica mais fácil refutar o  “house- organ bombril”. No entanto, as mudanças se dão muito mais na dinâmica e praticidade, graças a evolução tecnológica, do que na mudança de mentalidade ainda focada no controle e no autoritarismo.     

Aberje realiza "Brazilian Corporate Communications Days 2011" em Londres


A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realizará, na próxima quarta-feira (7), o "Brazilian Corporate Communications Days", em Londres. O evento, que visa apresentar as estratégias de comunicação e relacionamento de empresas brasileiras com o mercado mundial, é realizado em parceria com o Chartered Institute for Public Relations, com patrocínio da Petrobrás e do Itaú Unibanco, além de obter apoio da Global Alliance. Saiba mais