quarta-feira, 7 de maio de 2014

Comunicação insustentável: causa das crises organizacionais




A comunicação como meio deve estar ligada ao institucional da empresa, com objetivo de investigar e diagnosticar o relacionamento entre as interfaces (internas e externas), ao fortalecimento da identidade corporativa. 


O problema está em como ela é conduzida na maioria das organizações: sempre com fins mercadológicos. Há uma dissonância imensa entre a comunicação institucional e a mercadológica: a imagem (comercial) deveria ser reflexo da identidade (institucional), o que não acontece na maioria das corporações. Grande parte delas emitem mensagens a seus públicos de interesse que destoam ou não condizem com suas realidades. Não buscam o diálogo, a apuração, a investigação, o conhecimento histórico daquilo que as circundam. 

Comunicação institucional e mercadológica vivem como casais acomodados numa constante disputa de egos, em um infinito embate de personalidades. Não percebem que os resultados virão de uma verdadeira gestão do conhecimento ou do relacionamento com seu entorno. A comunicação paradoxal, com relação aos "valores", cultura, missão e visão institucionais, é a grande responsável pelas crises organizacionais.