quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Newsweek divulga ranking das empresas mais verdes


Cada vez mais estão surgindo rankings e listas das empresas mais engajadas com as questões climáticas e ambientais. Muitos são os institutos e organizações que realizam esses levantamentos e podemos dizer que existe até uma certa obsessão em tentar classificar as companhias como sustentáveis. 
O lado negativo dessa proliferação dos rankings é que pode resultar no que chamamos de Greenwashing, quando negócios não tão amigáveis ao meio ambiente muitas vezes realizam ações mínimas para apenas conseguir figurar nessas listas e assim poder utilizar a palavra “sustentabilidade” em suas propagandas. Mercado Ético

Gestão eficiente é desafio nas regiões metropolitanas


O Brasil tem hoje 37 RMs e três Rides (regiões metropolitanas que englobam municípios de mais de um estado). Neste grupo, no entanto, existem RMs como a de São Paulo, com 39 municípios e 19 milhões de habitantes, e de Tubarão (SC), com apenas 129 mil habitantes. Essas diferenças dificultam a formulação de políticas públicas comuns de desenvolvimento urbano.
A constatação está no Comunicado 116 – Desafios contemporâneos na gestão das Regiões Metropolitanas, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), durante coletiva pública na última quinta-feira (13), em Brasília. O estudo analisou a institucionalização das regiões metropolitanas brasileiras depois da Constituição Federal de 1988 e apontou os desafios para a organização desses espaços. Mercado Ético

Entidades não governamentais são responsáveis pelo abastecimento de água em 60% das cidades brasileiras


A existência de instrumento regulador do sistema de esgotamento sanitário ainda é incipiente em todas as regiões brasileiras. Na Região Sudeste, apenas 30% dos seus municípios detêm leis para regular a questão do saneamento. No Norte, o percentual cai para menos de 5%.
O Atlas do Saneamento 2011, divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destaca esses e outros dados a partir de uma releitura da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008 (PNSB). Mercado Ético

Alcoa cria escritório regional para América Latina


A empresa de alumínio norte-americana Alcoa anunciou que vai criar o escritório regional Latin America & Caribbean (LA&C) para acelerar o crescimento na região e que dois altos executivos vão assumir novas responsabilidades. As mudanças serão efetivadas a partir de 1º de janeiro de 2012.
Franklin Feder se tornará executivo-chefe regional da LA&C e vai liderar o novo escritório, reportando-se ao chairman e CEO da empresa, Klaus Kleinfeld. Feder supervisionará o Conselho Regional da América Latina, que reunirá todos os grupos de negócios da Alcoa em um esforço focado em conduzir a agenda de crescimento da empresa. Saiba mais

Especilaistas brasileiros e espanhóis debatem em São Paulo o desenvolvimento sustentável

De segunda (17/10) até quinta-feira (20/10), diversos atores sociais – representantes de empresas, de governos, estudantes, professores – participam do Encontro Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA 8), em São Paulo.
Grandes temas da sustentabilidade como gestão de recursos hídricos, planejamento de cidades sustentáveis, economia verde e inclusiva, e o desafio energético serão tratados por especialistas brasileiros e por uma delegação espanhola que está no Brasil.  Mercado Ético

Petrobras terá investimento de US$ 3,4 bilhões na Amazônia

A  Petrobras investirá US$ 3,4 bilhões de dólares nos próximo quatro anos na ampliação da produção e na melhoria da Província Petrolífera de Urucu, no coração da floresta amazônica.
A empresa aplicará esse valor na extração e produção de gás e petróleo e em obras de infraestrutura, segundo anunciaram dirigentes da companhia num encontro com jornalistas realizado nesta segunda.  Saiba mais 

Um em cada três executivos já teve problemas com funcionários nas redes sociais

Para 40% dos executivos brasileiros, a quebra de regras de etiqueta digital prejudica muito a imagem do profissional.
Erros no ambiente digital podem afetar a imagem no trabalho. É o que diz uma pesquisa realizada pela Robert Half, especializada em recrutamentos, com 300 gerentes de todo o Brasil. Segundo o estudo, 70% dos profissionais já enviaram e-mail errado ou copiaram algum destinatário por engano. Tecnologia

Google fracassou em 36% de seus produtos

O Google pode ser considerado uma potência em termos de inovação na web. Mas também deve ser lembrado pelas suas várias tentativas que fracassaram.

A mais recente delas é o Buzz, que teve seu desligamento anunciado na semana passada.
De acordo com um levantamento do blog The Next Web, desde 1998, o Google já lançou 251 produtos independentes (sem considerar melhorias para publicidade e experimentos dentro de projetos). Destes, 90 foram cancelados – cerca de 36% do total.
Segundo o blog, do total de projetos, o Google teve oito grandes fracassos: Answers, Lively, DodgeBall, Wave, Buzz, Nexus One, Orkut e GoogleTV.  Saiba mais