quarta-feira, 11 de março de 2020

DRAUZIO E GLOBO: CULTURAS E PERSONALIDADES INCOMPATÍVEIS

Como jornalista e gestor de crise de mídia, há mais de uma década, venho reportar a minha visão em relação a crise com a digníssima e imaculada reputação do Dr. Drauzio Varella. 
Graças aos valores, missão e visão bem definidos e transparentes dessa figura pública, a crise, pelo menos com a sua identidade, foi resolvida. 
Drauzio é um exemplo de ser humano, não só pela projeção de imagem positiva à opinião pública, e sim, porque é tudo o que é projetado na sua essência. Não é só questão de imagem, mas também de identidade.
A sua imagem sem mácula se deve a sua reputação impecavelmente fortalecida pelos seus valores, caracterizados pelo humanismo alteridade, altruísmo e dialogismo para com a sociedade.
O que ficou bem claro, neste caso, foi que a resolução da crise só foi possível, pois a imagem que é projetada condiz com a identidade do médico, ou seja, com aquilo que ele realmente é. 
Sendo assim, por meio de um vídeo, mais de esclarecimento do que de retratação, pelo menos na minha opinião, Drauzio se reparou com a família e com a sociedade, para as quais devia esclarecimento.
No entanto, apesar de o médico, por meio da sua transparência, ter conseguido se explicar e ter tirado seu nome do olho do furacão, a organização para qual ele trabalha, já vem passando por uma crise institucional, já não é de hoje. 
Enquanto, a Rede Globo não entender que a comunicação mercadológica (publicidade e marketing) tem que ser condizente com a comunicação institucional, continuará chafurdando na sua própria negligência e omissão.
O Dr. Drauzio não sabia, mas a equipe de jornalistas e comunicadores por trás dele sim. Eles sabiam, e omitiram. 
Varella é um cidadão e um profissional que serve de exemplo para qualquer indivíduo ou instituição. Já a Globo, não pode dizer o mesmo. Fica complicado um colaborador, com seus valores éticos inabaláveis, continuar trabalhando numa empresa que não segue os mesmos preceitos. Uma organização que não respeita valores e posicionamento ético, dificilmente conseguirá manter um profissional que os tem. 
A lógica é clara, se uma determinada empresa ou instituição tem um posicionamento ético bem definidos, consequentemente só manterá em seu quadro colaboradores que sigam esse posicionamento. 
Fica o exemplo, seja para pessoa física ou instituições, que todos aqueles que prestam algum tipo de serviço a sociedade têm que se precaver no caso de uma possível crise. Esta só será resolvida caso tenham no cerne os valores, missão e visão muito bem definidos e consolidados. 
O paradigma de qualquer indivíduo ou organização deve estar embasado na compensação e recompensa, ou seja, toda compensação deve ser recompensada. Isso é o mínimo que os públicos de interesse exigem pelos serviços prestados.