sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Japão investiga possível conexão da Olympus com crime organizado


Empresa fez pagamentos de valor superior aos prejuízos que estava tentando ocultar. Há suspeita de que esse dinheiro tenha ido para quadrilhas do crime organizado


Promotores públicos japoneses vão interrogar um ex-presidente da Olympus por um escândalo na fabricante de câmeras e equipamentos médicos, e investigadores estão em busca de uma possível conexão entre a empresa e o crime organizado, de acordo com reportagens publicadas nesta sexta-feira.

Tsuyoshi Kikukawa, que renunciou à presidência da companhia em 26 de outubro, e dois outros ex-executivos prestarão depoimentos voluntários talvez já neste final de semana, informou a agência de notícias Kyodo.
A Olympus, líder mundial na fabricação de endoscópios para diagnóstico médico, admitiu que ocultou prejuízos por décadas, utilizando métodos indevidos de contabilidade, mas ainda não revelou a extensão dos problemas que ocultou e que perdas terá de registrar agora em função disso.  Saiba mais

Acionistas da Motorola Mobility aprovam compra pelo Google

Aquisição foi feita por US$ 12,6 bilhões, sendo a maior compra do Google até o momento


A Motorola Mobility anunciou na noite de quinta-feira que seus acionistas aprovaram a aquisição da empresa pelo Google por 12,6 bilhões de dólares.

A Motorola Mobility, uma das duas partes que resultaram da divisão da Motorola, disse que 99 por cento das ações que votaram o fizeram a favor do negócio de 40 dólares por papel. As ações representavam cerca de 74 por cento dos papeis em circulação da companhia.

Em agosto, o Google anunciou que compraria a fabricante de celulares e dispositivos móveis em sua maior operação até agora e que pagaria um prêmio de 63 por cento.
Fonte: Exame

PF vai intimar Chevron para explicar vazamento em Campos


“Não há qualquer dúvida de que o crime ocorreu" disse o delegado responsável pelo caso


O delegado da Polícia Federal Fábio Scliar, chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, vai intimar hoje pelo menos seis diretores da Chevron para depor na semana que vem sobre o vazamento de óleo na Bacia de Campos. A multinacional é responsável pela exploração de petróleo em um poço no Campo de Frade, a cerca de 183 km da costa fluminense.

“Não há qualquer dúvida de que o crime ocorreu. O derramamento é oriundo da atividade de perfuração. O que me interessa agora é delimitar responsabilidades. É saber quem era o responsável. Alguns dos envolvidos estão embarcados, por isso precisamos esperar que eles sejam rendidos para que possam sair de lá.” Saiba mais

Quem são os empreendedores digitais no Brasil?

Pesquisa revela que homens, com 30 anos e alto nível de escolaridade são maioria entre os empreendedores digitais

Eles reclamam da falta de investidores, são homens, estudaram negócios – e não tecnologia - e estão na casa dos 30 anos. Este é o perfil dos empreendedores digitais brasileiros, segundo o resultado de uma pesquisa elaborada pela Sense Pesquisa e Inteligência de Mercado.

Setenta e cinco por cento dos 707 entrevistados eram homens. Em relação à idade, 61% deles estão entre os 20 e 30 anos e 86% tem renda para estar nas classes A e B.

A pesquisa mostrou ainda que 95% dos nossos empreendedores digitais já fizeram ou estão fazendo um curso superior. A maioria deles estudou comunicação – e não tecnologia. Administração e gestão empresarial e marketing são as áreas de especialização que eles mais se interessam. Leia mais

Juiz do Pará rejeita pedido de suspensão da licença de Belo Monte


O MPF alega que a licença de instalação foi emitida sem o cumprimento de condições da licença prévia, como a construção de estruturas de saúde, educação e saneamento


O juiz Hugo da Gama Filho, da Justiça Federal no Pará, negou nesta quinta-feira pedido do Ministério Público Federal para suspender os efeitos da licença de instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, no Pará. O MPF alega que a licença de instalação foi emitida sem o cumprimento de condições da licença prévia, como a construção de estruturas de saúde, educação e saneamento.

A licença de instalação foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em junho. O órgão defendeu que as condições contidas na licença prévia podem ser cumpridas ao longo do projeto, como nas fases de instalação e operação. Já a Norte Energia, consórcio que responsável pela construção da usina, alegou que não cabe ao Judiciário avaliar o mérito dos atos administrativos, sob pena de violar o princípio da separação dos Poderes. Leia mais

Casa Branca desaprova uso de imagem de Obama pela Benetton

A Casa Branca criticou, esta quinta-feira, a nova campanha publicitária da empresa multinacional de origem italiana Benetton, que divulgou fotomontagem em que o presidente Barack Obama aparece beijando os líderes de China e Venezuela.

A Casa Branca tem uma política de longa data de desaprovar a utilização do nome do presidente e sua imagem com fins comerciais", afirmou o porta-voz Eric Schultz, sobre os anúncios que também geraram protestos do Vaticano.

Os anúncios publicitários divulgados esta quinta-feira mostram fotomontagens de Obama, beijando na boca separadamente os presidentes da China, Hu Jintao, e da Venezuela, Hugo Chávez.

A campanha controversa já gerou protestos do Vaticano por causa de outra foto, em que o papa Bento XVI aparece beijando o imã da mesquita de Al Azhar, Ahmed el Tayeb. O Vaticano anunciou que entrará com ações legais contra a campanha.

Na quarta-feira, a Benetton informou ter retiradao a foto do pontífice da campanha, mas a imagem continua circulando em fóruns na internet.

A empresa multinacional do setor de confecções publicou as fotos como parte de uma campanha denominada "Não ao ódio" (UNHATE, em inglês), que mostra personalidades com posturas ideológicas e políticas radicamente contrárias beijando-se.

Fonte: Revista Exame

Zara adia assinatura de acordo para reparar danos por uso de trabalho escravo


Caso a grife se recuse a assinar o TAC, cujos termos não foram divulgados, o MPT adiantou que ajuizará uma ação civil pública contra a empresa

A empresa espanhola Zara, uma grife do mercado da moda, adiou a assinatura do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC), a ser firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo. O acordo, que deveria ser assinado amanhã (18), pretende regularizar a cadeia produtiva da grife e reparar os danos causados aos trabalhadores flagrados em regime de trabalho análogo à escravidão.
A diretoria da empresa espanhola alegou, entretanto, que já tinha compromissos agendados para sexta-feira. Caso a grife se recuse a assinar o TAC, cujos termos não foram divulgados, o MPT adiantou que ajuizará uma ação civil pública contra a empresa. Saiba mais