quarta-feira, 31 de julho de 2013

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: "METAMORFOSE AMBULANTE do que ter aquela VELHA OPINIÃO formada sobre tudo"

Pierre Lévy
Marx e Debordgrandes pensadores de séculos passados. O primeiro descrevia o homem como autômato, como extensão da máquina.  

Debord pensava no automatismo do homem pelo seu condicionamento à construção de discursos, repetições, emissão de significados, preso à realidade dos fatos do status quo capitalista, função desempenhada, principalmente, pelos meios de comunicação de massa. O regime, já mostrara sua primeira grande crise explicita, em 29.  

Manuel Castells
Nos dias de hoje, diferente de há oito décadas, mesmo com a crise de 2008, nos EUA, a europeia e as mais recentes  crises políticas no Egito e no Brasil, as condições políticas e de interação entre as organizações e  a sociedade são outras. Como definem os grandes pensadores da atualidade Manuel Castells e Pierre Lévy: as forças tecnológicas desencadeadas pela engenhosidade humana e a submissão coletiva ao autômato, têm fugido do controle de seus criadores.  Mesmo que não soberanas,  elas vêm se impondo, consideravelmente, à política social e econômica atual. Hoje vem tomando forma o poder da "SOCIEDADE EM REDE" e da "CIBERCULTURA" que se amalgamam com o dos poderosos do CAPITAL e da "SOCIEDADE DO ESPETÁCULO".  

Parafraseando o grande Raul: hoje, preferimos ser METAMORFOSES AMBULANTES do que termos aquela VELHA OPINIÃO formada sobre tudo. 

Ricardo Bressan

Referências:

KARL, Marx. O Capital: O processo de produção do capital. Vol 1 25º ed. Civilização Brasileira. 2008. 574p.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo.  9º ed. Rio de Janeiro. Contraponto, 2007. 237p.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Vol 1.  13º ed. Paz e Terra, 2010. 698p.
PIERRE, LÉVY. Cibercultura. 3º ed. Editora 34, 2010. 270p.
BARTHES, Roland. Mitologias. 2º ed. Rio de Janeiro: Difel, 2006. 256p.