segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Os NOVOS GATEKEEPERS da COMUNICAÇÃO

Com a ascensão das redes sociais como canal de comunicação transversal, as organizações começam amadurecer para o relacionamento com seus públicos de interesse ou nicho de atuação, nessas plataformas.
A utilização correta dessas ferramentas demanda conhecimento, estratégia, ou seja, amadurecimento e na maioria dos casos, uma mudança contundente na maneira de vislumbrar a comunicação corporativa.

Hoje é fato, os meios de comunicação, exclusivamente, as mídias digitais se caracterizam pelo seu viés democrático. A informação, tanto na produção, quanto na distribuição, deixou de estar, exclusivamente, a mercê da ideologia da grande mídia e de seu verticalismo. No ambiente digital as ideologias se amalgamam e dispersam-se em nichos, diferente da centralização das mídias tradicionais.

Já são milhares de pessoas que saem da submissão induzida e da ditadura dos gostos, 90% dos internautas já compraram online e 30% são adeptos e ativos desse tipo de comércio.

No entanto, muitas organizações que se embrenham na complexidade dessa realidade, não se dão conta de que a comunicação não é análoga a que é executada no comércio tradicional.

As empresas, já vem percebendo que é inevitável o ingresso no ambiente online, seja no viés da comunicação mercadológica ou institucional, porém, a enxergam, apenas, como extensão das ações praticadas off-line.

As relações na Web se dão pela transparência, credibilidade e interação. Não que as organizações nos meios tradicionais, não devam atuar com base nessas premissas. A dificuldade, atuando ou não nessas bases, é a vulnerabilidade a que elas estão expostas, pois na redes sociais a opinião pública emiti sua opinião sem a interferência de interlocutores.

Vejam os casos recentes da Arezzo e Zara, que ficaram expostas a “revolta” dos internautas que são, pela sua natureza, mais esclarecidos e “ameaçadores” com  relação às organizações que atuam de forma espúria.

O novo paradigma submete e exige transparência e ética por parte das organizações.

Não que as mídias digitais tenham sobrepujado o poder das mídias tradicionais, mas vêm ganhando voz e esta se torna, a cada dia, mais estridente. A característica principal das redes sociais é a sua comunicação ascendente que parte da base para o topo surpreendendo muitas instituições.

Enfim, é imprescindível para as corporações a comunicação digital, correndo o risco de perderem a visibilidade e o market share que tinham antes dessa “epidemia”.

As corporações que mais rápido perceberem que a nova estrutura comunicacional exige uma mudança radical na forma de se comunicar, saem na frente. Essas, além da mudança, até então, hierarquizada da produção informacional, não devem diferenciar e manipular a informação para cada público de interesse, pois, hoje, estão ao jugo dos novos GATEKEEPERS.

5 comentários:

  1. Ricardo, antes de mais nada, parabéns pelo ótimo artigo.

    Atualmente, as redes sociais evidenciam a importância de se ter um bom produto. Se o produto não for realmente bom, de nada adiantam propagandas e mais propagandas. A voz ativa que o povo tem, hoje, refletirá a experiência que o mesmo teve com produto "x". Um prazer estar em seu blog, que é ótimo.

    Abraço.
    @emp_sustentavel

    ResponderExcluir
  2. Concordo, plenamente!!! São diversos produtos que não alcançam clientes potenciais no varejo tradicional. Na cauda longa da WEB tudo está a venda,basta digitar a palavra chave e pronto! O comércio online não precisa esperar que o cliente chegue a seu produto. No mundo virtual qualquer um se desloca até o nicho de que necessita. Fora, que os comentários daqueles que tiveram uma experiência positiva com determinado produto gera muito mais credibilidade, que os meios de comunicação tradicionais utilizados pelas organizações.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. O engajamento é a chave do negócio. Mas há que se ter, sempre, qualidade do produto oferecido. Conhecer bem o público a que se destina um determinado produto, nunca foi tão importante.

    ResponderExcluir
  4. Abraço, Ricardo
    Além da qualidade do blog, fico feliz em ver que você responde pessoalmente aos leitores que se manifestam. Um cuidado que revela comprometimento com o trabalho e carinho para com o público. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Concordo completamente, hoje as mídias digitais adentram no poder gerado pela comunicação.E por esse motivo, o monitoramento, juntamente com a inclusão das empresas nessa "nova" era digital, se faz de extrema importância, para que possamos compreender o perfil do novo consumidor e gerador de opinião, o internauta.

    @anelisemachado

    ResponderExcluir