segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Apple aponta trabalho infantil e mais abusos em fornecedores


Pela primeira vez, empresa divulga lista completa de parceiros e reconhece que há problemas com alguns deles


A Apple divulgou pela primeira vez, nesta sexta-feira, uma lista completa de seus fornecedores. O mais importante, porém, é que a empresa reconheceu que há problemas com alguns deles, como trabalho infantil e abuso na carga horária dos empregados.

A Apple admitiu, por exemplo, que encontrou seis casos em curso de fornecedores que utilizam mão-de-obra infantil. Outros 13 casos do mesmo tipo  foram rastreados no passado.
O documento é resultado de 229 auditorias realizadas pela empresa em fornecedores no ano passado. O número de inspeções é 80% maior que o de 2010. Para os analistas, a divulgação do relatório é a resposta da Apple ao crescente fluxo de notícias negativas envolvendo seus fornecedores.
O último caso ocorreu no início deste mês, quando 150 funcionários da chinesa Foxconn ameaçaram saltar da cobertura da fábrica, naquilo que seria um suicídio em massa. Os empregados protestavam contra as condições de trabalho em uma das linhas de produção.
Além do trabalho infantil, a Apple constatou abuso no número de horas trabalhadas – o código de conduta da empresa estabelece um máximo de 60 horas semanais para os fornecedores -, más condições sanitárias, irregularidades no pagamento de salários, falta de segurança na operação de equipamentos e testes de gravidez para a admissão de mulheres.
“Eu gostaria de realizar melhorias significativas nestas área e eliminar qualquer caso de trabalho infantil”, afirmou o presidente da Apple, Tim Cook, na divulgação do relatório.
Veja, abaixo, a íntegra do relatório divulgado pela Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário