terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações: massa de manobra ou manobra de uma massa politizada?


Não devemos acreditar em massa de manobra e, sim, em manobra de massa. A questão não é partidária, ideológica. É uma manifestação legítima de uma nação que resolveu mostrar o poder da verdadeira democracia. A cidade se transforma numa imensa ágora. Não é possível que mais de 60.000 pessoas só em SP estejam ligadas a questões ideológicas. Talvez, finalmente, tenhamos acordado. O que vejo agora é "o ensaio da lucidez". Todas atitudes de violência, que se mostra na TV, neste momento, podem ser reações orquestradas e devem ser apuradas. Não desistamos, pois mascaras caem com facilidade nos dias de hoje. Imagens, discursos midiáticos não são sinônimos da realidade dos fatos. Jesus Cristo morreu crucificado por "admoestar" o poder, por reivindicar, por mobilizar o povo contra os desmandos do Império Romano. Em Canudos, Antônio Conselheiro e todos os que o seguiam foram massacrados pelo Exército Brasileiro. Justificaram-se, dizendo que os manifestantes se insurgiam contra a República. Euclides da Cunha, republicano ferrenho que esteve à frente dos fatos, indignou-se com a covardia. Não lutavam contra nada, reivindicavam o fim da miséria, da pobreza, queriam somente a consolidação de seus direitos.

6 comentários:

  1. Pra mim, a maioria absoluta das pessoas que ali estiveram, estão manipuladas, sem consciência do que estão fazendo. Resumo: massa de manobra má mão de políticos escusos e oportunistas!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava lá e não acho que a grande maioria estava lá como massa de manobra não.
    Claro que tinha pessoas que nem sabiam direito porque estavam lá, que reclamavam de tudo quanto é governo de forma superficial, mas este é um movimento politico e não partidário. Já vi diversas vezes situações de grupos oportunistas fazerem proveito de demandas populares, e sim, até tinha grupos tentando, mas eram logo repudiados.
    A questão é que a galera esta de saco cheio deste sistema viciado focado na manutenção do poder. Veja não estou dizendo para impludir o sistema partidário politico, mas é preciso uma revolução.
    Queremos um governo para o povo, e o povo saiu nas ruas ontem para (enfim) dizer isso.

    ResponderExcluir
  3. Já participei de várias manifestações pedindo abertura e liberdade e cansava de ouvir, na época, que éramos massa de manobra de alguém. Concordo que não se coloca alienados na rua em tal número. Quem saiu foi por uma razão e ela deve ser bem entendida por quem detém os poderes, sejam políticos ou econômicos. Também não sou ingênua de não ver interesses partidários e financeiros por trás. Eles existem, estão aí, e torço para que não sejam os vitoriosos de sempre. Mas nunca vou estar contra a manifestação da juventude, nunca vou parar de vibrar quando as pessoas se movimentam e saem às ruas. E se eu não concordar com tudo o que se pede, vou morrer lutando para que tenham o direito de pedir.

    ResponderExcluir
  4. Acreditar que a marcha de mais de 200.000 pessoas pelo Brasil é massa de manobra é pura estupidez.
    Acreditar que jovens, em sua maioria, politizados estejam servindo aos interesses da elite é ingenuidade.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, seu discurso tem um quê de Lula: "...interesses da elite...". Se não é massa de manobra, me explica porque os manifestantes contrastam tanto com as urnas?

    ResponderExcluir
  6. Se eles tivessem a INternet que nós temos....ah? Honra Força e Paz.

    ResponderExcluir