sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CROWDSOURCING: A NOVA ONDA DA CRIAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA


Em sintonia com a tendência global do crowdsourcing – termo inglês usado para designar a criação coletiva e colaborativa de conhecimento – acaba de ser inaugurada a YouCreate  agência focada nesse conceito.  Desenvolvida especificamente para oferecer soluções de marketing, propaganda e comunicação, ela põe as empresas em contato com designers, redatores, marqueteiros e consultores de todo o país para criar soluções de  comunicação, web, promoção e branding, entre outros.

A agência foca-se em um modelo muito fácil de ser utilizado: basta fazer um cadastro e postar o briefing do serviço de Marketing a ser desenvolvido, bem como o orçamento disponível para a ação.  A proposta será analisada pelos profissionais registrados no site que, em resposta, enviarão seus projetos.  Além do ganho de qualidade permitido pelo processo coletivo, em alguns casos pode haver uma economia de até 90% em relação as alternativas tradicionais.

Para Marcello Ursini, sócio fundador da YouCreate, o principal benefício desse modelo é gerar inclusão de quem não está no epicentro do mundo da criação e do marketing.  “Este formato de agência amplia o alcance dos fornecedores de marketing e criação de todas as regiões do País e inclui as milhares empresas que hoje precisam, mas não tem acesso a tais talentos”, detalha.

O rol de serviços disponíveis é bastante amplo e engloba  ferramentas on e offline.  Os serviços podem ser utilizados tanto por um restaurante que queira reformular seu cardápio, por uma clínica que precise modernizar os uniformes de sua equipe ou sua sinalização interna, como por uma multinacional em busca de soluções para promoções em mídias sociais.

O serviço foi concebido para atender, principalmente, pequenas e médias empresas de todo o Brasil, mas tem estrutura que permita solucionar questões de marketing  de grandes corporações. No caso de campanhas, é possível realizar todas as etapas do processo de forma colaborativa, desde a criação, até a publicação do anúncio.

Para facilitar a vida de quem está contratando os serviços, o site já indica o teto mínimo de preço para cada categoria – o que acaba sendo também uma garantia para os prestadores de serviços cadastrados -- e, também, media a relação entre criativos e clientes, inclusive em casos de ruído de comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário