sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

6 dicas para mandar bem em conteúdo de marca nas redes sociais

Segundo Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, "tirar terno e gravata" é uma delas. Saiba por quê.

Neymar e Lucas para o Guaraná Antarctica


Guaraná Antarctica: marca foi a brasileira que mais recebeu comentários no Facebook em 2011, segundo o GraphMonitor

Um bom conteúdo de marca é aquele que gera relacionamento, engaja e estimula o diálogo não só com os usuários, mas também entre os usuários. Deve ser simples, relevante, interessante e natural, além de colaborar para a construção da identidade da marca e de seu universo.
Não existem fórmulas - até porque uma marca não é igual a outra -, mas seguir alguns passos pode ajudar no momento de definir uma linha editorial nas redes sociais. Um deles, de acordo com Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, é "tirar terno e gravata". Entenda abaixo por que isso é importante e veja outras dicas. 
1. Participe do churrasco
O ambiente nas redes sociais é feito de pessoas, que por sua vez, gostam de falar com outras pessoas. As marcas precisam ser mais humanas para entrar na conversa. Sair um pouco da linha racional e entrar na direção emocional pode facilitar o envolvimento.
"A maioria das grandes empresas chega nas mídias sociais de terno e gravata, mas lá está todo mundo de chinelo, no papo espontâneo de um grande churrasco", exemplifica Giardelli.
2. Defina uma linha editorial
Pesque onde os peixes estão. Avalie em que redes sociais é importante estar e de que forma elas se tornam relevantes ao seu negócio. A partir daí, saiba o que faz parte do universo de seus consumidores e não se prenda aos produtos da marca.
"A BMW Brasil, por exemplo, não fala só de carros. Fala de tudo que está em volta dela. Mini Cooper fala de arte urbana, porque é relevante para quem gosta da marca", explica Giardelli.
Uma companhia aérea, além de divulgar suas promoções, pode dar desde dicas de viagens, hotéis e eventos culturais de destinos turísticos até sugestões de como organizar a mala.
Seu produto é uma cerveja? O carnaval está aí. Dê dicas de como manter-se hidratado e de roupas confortáveis para a folia.
3. Invista em experiências de longo prazo
Engaje seus fãs em diálogos duradouros e que gerem um relacionamento. Traga assuntos cotidianos e de interesse de seu público para perto da marca e gere conteúdo a partir disso.
Trabalhe com plataformas diferentes e integre o que for possível. Uma campanha publicitária veiculada na TV pode gerar uma interação bacana no Facebook. Uma promoção no Facebook pode ser divulgada no Twitter e trazer usuários de lá.
4. Admita que errou
"Talvez admitir um erro e pedir desculpas seja muito mais eficiente e sincero do que fazer de conta que nada aconteceu ou tentar abafar um problema de um consumidor", diz Giardelli.
Agir com transparência demonstra credibilidade e respeito pelos consumidores. Na internet, uma pisada na bola pode fazer desmoronar todo o trabalho de anos de construção de marca.
Nos Estados Unidos, a marca Domino’s Pizza assumiu publicamente, por meio de uma campanha, a falta de qualidade de seu produto. Mesmo sendo arriscada, a atitude mostrou-se transparente e contribuiu para melhorar os serviços da empresa.
5. Não transforme seu perfil em SAC
"Não ache que seu Twitter, seu Facebook ou seu blog vai virar um SAC", diz o CEO da Gaia Creative. Usar as redes sociais para resolver alguns problemas de consumidores faz parte da comunicação e é algo que não deve ser deixado de lado, mas não limite seus perfis a essa função. Além de desperdiçar um espaço valioso, esse comportamento torna o ambiente chato, desinteressante e afasta os usuários.
6. Sorria, mesmo sem estar sendo filmado
Humor bem feito é muito eficiente. Haja com naturalidade e contribua para melhorar o cotidiano de quem acompanha os passos da marca, seja no Twitter, no Facebook ou em outras redes sociais. Dê liberdade para a interação.
Não falar mal de concorrentes faz parte disso. Ninguém segue uma marca para ouvir críticas a concorrentes. Use os canais online para manter seu consumidor informado e inspirá-lo com assuntos que podem ser de seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário