terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Utopia? As 40 empresas mais democráticas do mundo em gestão


Companhias sem chefes, empregados que escolhem o que fazer no dia?

Sede da Zappos, em Las Vegas, Estados Unidos


















Sede da Zappos: varejista online incentiva a transparência na divulgação de metas e resultados


Imagine trabalhar em um lugar sem chefes, onde você é avaliado por seus colegas. Ou escolher o que você quer fazer naquele dia. Ou votar, a cada ano, quem serão os diretores – incluindo o diretor-geral – de sua companhia. 
Utopia? Viagem? Comunismo? De modo algum. Há empresas que estão levando ao extremo as experiências de tornar a gestão mais democrática e transparente.; style="color: white; text-decoration: initial;" target="_blank">A ONG americana WorldBlu
, fundada em 1997, selecionou 48 exemplos de gestão revolucionária e transparência. Descontando oito ONGs citadas, sobram 40 empresas privadas. Veja, a seguir, quais são e o que fazem:

Achievers
Sede: Toronto, Canadá
Setor: Softwares
Destaque: a Achievers é reconhecida pela capacidade de delegar, claramente, as tarefas a todos os funcionários. A cada ano, a diretoria define, após ouvir empregados, clientes e gestores, o que cada um fará – com direito ao nome de todos ao lado do que lhe cabe.

Axiom News
Sede: Ontário, Canadá
Setor: Mídia
Destaque: descentralização é o destaque da agência de notícias Axiom News. Os jornalistas são livres para escolher sobre o que vão escrever, em que formato, e quando. Os textos são revisados pelos colegas, ao contrário das redações tradicionais, onde um chefe (o editor) tem essa função.

Barrett Values Centre
Sede: Asheville, EUA
Setor: Consultoria
Destaque: a Barrett Values Centre investe na liberdade de escolha dos funcionários para cursos e treinamentos. De ioga a photoshop, de MBA a estudos sobre a matriz energética, a gama de cursos à disposição é grande.


Fonte: Exame














Nenhum comentário:

Postar um comentário