sábado, 11 de outubro de 2014

A era da transparência: a projeção da marca por meio do fortalecimento institucional (identidade)

Na década de 90, a ideia de VENDER deixou de ser tirar pedido e distribuir mercadorias e passou a ser um sofisticado processo de sedução ao consumidor, criado por um conjunto de atividades de comunicação mercadológica.
Esse ciclo vem se esgotando desde o início dos anos 2000, quando a Europa e os EUA perceberam que o consumo pela sedução seria cada vez mais rejeitado dentro do organismo social, que a simples atração por um filme de publicidade deveria ser trocado por um relacionamento de franqueza, honestidade, respeito e dedicação entre seus Públicos de Interesse e a Marca.
Era um novo tipo de comunicação que nascia.
O Brasil está pelo menos 10 anos atrasado nesse assunto.
Aqui com o modelo de negócios da mídia, associado com a força das agências de publicidade, ainda se acredita que "a propaganda é a alma do negócio", ou seja projetar imagem, e não fortalecer identidade,
Eliminar a velha estrutura de Marketing para dar início a uma estrutura organizacional que se baseia no fortalecimento institucional, é a prova definitiva do caminho sem volta do processo de mudança das atividades de comunicação das empresas: alinhar todos os setores organizacionais ao modelo de negócios (cultura, valores, missão e visão)
O verdadeiro líder deve entender que seu real papel dentro da organização não será só o de ter ideias isoladas, mas, sim, o de analisar toda sua estrutura para fazer aquilo que a Marca necessita para tirar as empresas brasileiras do pensamento atávico advindo da metade do século XVIII e introduzi-las no Século XXI.
Acreditar que as soluções estão exclusivamente sitiadas no alto escalão é um erro.
Os líderes devem perguntar e não só dar respostas, pois quem está no dia a dia das operações tem mais conexão com a realidade dos fatos.

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