sábado, 11 de outubro de 2014

A técnica não determina nossas vidas, mas a condiciona

Pierre Lévy, um dos grandes pensadores da atualidade:
"uma técnica é produzida dentro de uma cultura. E uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas, tecnologias".
Ele diz: condicionada, não determinada.
"O ciberespaço, dispositivo de comunicação interativo e comunitário apresenta-se justamente como um dos instrumentos privilegiados da inteligência coletiva (...)
O ciberespaço não determina automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece a esta inteligência um ambiente propício.
De fato, também vemos surgir nas redes digitais interativas diversos tipos de isolamento e sobrecarga cognitiva (estresse pela comunicação e pelo trabalho diante da tela). Dependência (vicio na navegação ou em jogos em mundos virtuais).
As verdadeiras relações não são criadas entre a tecnologia (que seria da ordem da causa: determinante) e a cultura (que sofreria suas consequências), mas sim entre um grande número de atores humanos que inventam, produzem, se utilizam e interpretam de diferentes formas a tecnologia". Aqui no caso, a digital.
Não são as minorias que se opõem as mídias digitais, e sim as organizações, cujas posições de poder, os privilégios, e monopólio, sobretudo em relação a soberania sobre a construção de mensagens, discursos e significados (signos) encontram-se ameaçados pela emergência dessa nossa configuração comunicacional.
Nem tudo que é feito nas redes digitais é bom. Seria tão absurdo quanto dizer que todos os filmes são excelentes.
A verdadeira questão não é ser contra ou a favor dessa tecnologia, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas nas construções de significado interativas.
O ambiente inédito que resulta da extensão das novas redes de comunicação para a vida social e cultural.
Dessa forma seremos capazes de atrelar essa nova tecnologia dentro de uma perspectiva humanista, aliando a técnica ao conhecimento, de forma dialógica, interativa e democrática (principal característica das redes digitais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário