terça-feira, 9 de junho de 2015

Exigimos ética apesar de estarmos longe de sermos éticos

Exigimos ética apesar de estarmos longe de sermos éticos Em um dos quadros, do programa televisivo ‪CQC‬, repórter flagra "cidadãos", estacionando seus carros, em vagas para deficientes. Bradamos por nossos direitos. Protestamos contra a corrupção. Exigimos cidadania, mas no momento de sermos cidadãos, nos eximimos das nossas obrigações. 

Não aceitamos sermos corrompidos, mas não pensamos, que talvez, também, estejamos transgredindo e corrompendo. São nos "pequenos" atos de transgressão que conhecemos o comportamento da nossa sociedade. Fico cada vez mais convencido que o aforismo é verdadeiro: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço." 

A sociedade não respeita os direitos das minorias homossexual, transexual, os dos deficientes físicos e os de outras minorias. Sociedade hipócrita, com sua falsa moralidade, transgride "pequenas" normas de conduta, as quais são reconhecidas em lei. Ela reincide em "pequenos" erros, e crucifica os transgressores das leis mais "contundentes". Vale aqui mais uma máxima: "ninguém tropeça no Pão de Açúcar" 

A verdade é que ela é egoísta, cega e surda. Enxerga, e escuta, àquilo que a interessa. Não transgride, o que realmente deve transgredir: as normas impositivas e o totalitarismo invisível que alimenta a idiotia e a ignorância do senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário