segunda-feira, 29 de junho de 2015

Obsolescência programada: a SUSTENTABILIDADE da INSUSTENTABILIDADE

O princípio fundamental que rege a economia de mercado e que você não encontrará em nenhum manual, é o seguinte: nada produzido pode ter uma vida útil maior que o necessário para manter o consumo cíclico. 

Em outras palavras, é fundamental que as coisas quebrem, falhem e deteriorem-se dentro de dado tempo. Isso se chama "obsolescência programada". Ela é a espinha dorsal da estratégia de mercado de todos os fabricantes. Muito poucos, claro, admitem essa estratégia abertamente. O que fazem é mascarar o problema no fenômeno da obsolescência intrínseca, muitas vezes ignorando, ou até mesmo suprimindo, novos adventos tecnológicos, que poderiam criar um produto mais SUSTENTÁVEL e DURÁVEL. 

Não bastasse o desperdício, o sistema inerentemente, não permite a produção dos bens mais duráveis e eficientes. 

                     

A obsolescência programada intencionalmente entende que quanto mais tempo um produto funcionar, pior será para o consumo cíclico, e, portanto, para o sistema de mercado. Em outras palavras, a SUSTENTABILIDADE do produto é, na verdade, contrária ao crescimento econômico e por isso há um incentivo direto e reforçado para garantir que a durabilidade de qualquer produto seja curta. Na realidade o sistema não pode funcionar de outra maneira." Trecho extraído do documentário "Zeitgeist"


Nenhum comentário:

Postar um comentário