sexta-feira, 17 de julho de 2015

Verdade absoluta?


"VERDADE ABSOLUTA" é uma comodidade muito rara e perigosa no contexto do jornalismo profissional." Hunter S. Thompson 

Identificar-se como jornalista altera ainda mais a realidade dos fatos, ou melhor, dificulta uma maior proximidade com a VERDADEIRA realidade dos fatos, segundo o "jornalismo gonzo", estilo concebido e defendido pelo falecido jornalista Hunter S. Thompson. 
Fui a uma excursão de bugs e quadriciclos à região de Cumayasa, que fica entre as cidades de San Pedro de Macorís e La Romana, na República Dominicana, e vi como funciona a metafísica e a filosofia capital - nenhuma novidade: o óbvio - que resume a essência egoísta da humanidade: turistas fascinados pela paisagem exótica da falácia capitalista. Acompanhado de uma mínima lucidez, percebia-se a devastação das plantações executadas por retroescavadeiras, em detrimento da agricultura familiar, que sustentava aquela comunidade. 

Image result for grupo piñeroO "trabalho eficaz" do Grupo Piñero, presente em diversos países de língua espanhola, aqui na região, executa essa destruição para a construção de redes hoteleiras e condomínios. A barbárie perpetrada pelas industriais e pelo agronegócio por meio das construções de mensagens e discursos mercadológicos consolidam o condicionamento, a cegueira, a falta de alteridade e de altruísmo dos indivíduos. Conversei com Jocelyn, 23, guia do passeio. Ele me disse que a maioria desse povo ficou sem condições de trabalho por não conhecer outras línguas, indispensáveis para interagir com os turistas. Enfim, a economia da República Dominicana depende, quase exclusivamente, da produção e exportação de açúcar entregue nas mãos dos latifundiários. Além da cana, também cultivam café, algodão, banana, abacaxi, fumo, arroz, feijão, coco, cacau, mandioca, milho e tabaco, o resto está entregue nas mãos dos cartéis: construtoras e redes hoteleiras. ‪#‎alteridade‬ ‪#‎altruismo‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário